Perca o medo de viajar sozinho pelo mundo!

Quantas vezes você já deixou de fazer algo por não ter companhia ou por achar que não conseguirá fazer sozinho? Tenho que te dizer que você pode estar perdendo ótimas oportunidades e experiências incríveis por aí. Se você criar coragem e quebrar essa barreira “fictícia” vai perceber que não estamos nunca sozinhos. Todos os dias encontrará pessoas encantadoras fazendo a mesma coisa que você, curtindo a vida pelo mundo. E se algum dia não encontrar alguém, você pode ter certeza que estará acompanhado da melhor pessoa no mundo pra te fazer companhia, você mesmo. Estar consigo mesmo pode ser um ótimo exercício de autoconhecimento e de prazer inegualável. Você só precisar dar o primeiro passo.

Eu sei pode parecer um passo um pouco audacioso viajar o mundo, por um ano, sozinho. Mas acredite não é. Quando estiver na estrada vai encontrar um monte de gente como você e com muito menos idade. Em outras culturas como a Européia, por exemplo, os próprios pais incentivam os filhos a pegarem a mochila e viajarem. Muitos deles antes mesmo de começarem a universidade. Sei que essa não é nossa realidade e que seus pais vão entrar em choque se você dizer que está saindo pelo mundo sozinho.

Para essa viagem escolhi explorar a Oceania, boa parte da Ásia e no caminho de volta o continetente Áfricano. A jornada começou na Austrália o que me deu muita tranquilidade por ser um País mais “parecido” com o nosso. Quem nunca ouviu dizer que a Austrália é o Brasil que deu certo? E posso dizer que em muitos
aspectos, os amantes da frase estão certos.

Em nenhum momento me sozinha por lá. Brasileiro é do tipo que se atrai. Por incrível que pareça, podemos reconher outro conterrâneo só de olhar para as roupas ou para os gestos. E como somos muitos com certeza nos encontraremos. E se você for do tipo que topa um bom albergue vai sempre encontrar uma diversidade imensa de diferentes pessoas vindas de toda as partes do mundo, incluindo brasileiros.

Ficar sozinho é uma questão de escolha. Mesmo que você seja um pouco tímido ou que seu inglês não seja essa maravilha toda, você sempre vai conhecer alguém disposto a dividir o dia com você e trocar experiências. Já pensou o quão interessante seria conhecer alguém do Egito, Israel ou de Leichestaind para passar o dia e aprendender sobre sua cultura e sobre a vida no seu país? Essa é uma experiência que será mais facilmente vivenciada se você estiver só. Quando se viaja com amigos os momentos são compartilhados entre si e dificilmente introduzem outras pessoas no ciclo. Nestes últimos meses tenho conhecido pessoas interessantíssimas, com histórias apaixonantes e inspiradoras.

Se optar por uma aventura como essa você vai precisar tomar alguns cuidados básicos. Pesquise sempre sobre a segurança do país que está indo, sobre o estilo de vida e transporte. Tenha sempre sua acomodação pré agendada antes de chegar ao local. Você não vai querer ficar rodando horas sozinho por uma cidade desconhecida, certo? Deixe sempre alguém avisado sobre onde está e sobre seus planos futuros. Coloque na sua mala apenas o que conseguirá carregar. Tente não chegar à noite em lugares desconhecidos.
Tenha sempre um celular carregado e de preferência com internet. Essa dica pode te tirar de muitos problemas.
Ah, e sabe aquela conversa de não conversar com estranhos? Esqueça. Pelo contrário, converse o máximo que puder. Tente conhecer todos ao redor, pois poder acabar se identificando com alguém que poderá ser uma ótima companhia para o dia.

É claro que tudo na vida tem seu preço. Viajar sozinho pode ser um pouco mais caro do que acompanhado. Suas contas devem sempre levar em conta que é só você, caso algo diferente venha a acontecer melhor. É sempre mais caro alugar um taxi ou um quarto só para você. E claro, nao esqueça de carregar na mochila seu computador, celular ou qualquer coisa que te distraia.

E se você me perguntasse se seria melhor fazer essa viagem acompanhada eu te diria mil vezes que não. Nada melhor do sentir dono do seu próprio destino e trilhar seu caminho por onde te der na telha.

One Comment

Add yours →

  1. Legl o texto amiga. Da vontade de fazer as malas e sir pelo mundo!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário