Where are you from? Como e bom ser brasileira(o)!

Eu nunca pensei que, pelo simples fato de ter nascido no Brasil, poderia despertar tantos sorisos em outras pessoas. Durante os dois meses viajando pela Austrália conheci muitos jovens de diferentes nacionalidades, que tiveram a mesma reação positiva após eu dizer que sou brasileira. Abriram um grande sorriso! Isso me fez pensar e me perguntar porque tanto entusiasmo em um povo que, muitos deles, nem conheciam.
O que eles pensam de nós me deixou muito curiosa e claro perguntei porque o Brasil desperta tanto interesse. Pra ser sincera, eles não sabem muito sobre nós, mas a primeira coisa que dizem é que é um País que está sempre em festa, tem muito calor e praia. O que não deixa de ser verdade, não é mesmo? Conhecer o Brasil pelos olhos de um estrangeiro é um fato tanto quanto curioso. Você já se imaginou indo para o carnaval todos os dias, um lugar onde TODO mundo dança bem todos os ritmos é craque de futebol e ainda por cima todo mundo é amigável? Definitivamente esse não é o Brasil que eu vivo. Não me resta dúvida que há algo no nosso povo e nossa terra que chama atenção nos estrangeiros. Acho que com nosso jeitinho conquistamos os gringos e nos
tornamos um país atraente aos olhos deles.
Mas devo confessar que a pergunta “Mas e a segurança?” vem logo em seguida e essa é uma pergunta que não é nada fácil de responder. Fico constrangida de falar a realidade nua e crua. Como é que eu vou explicar o grau de violencia sem tirar o interesse do outro em visitar nosso País? Não sei responder essa pergunta claramente e claro que sempre recorro ao clichê, não acredite em tudo que falam. Mas será? Nem eu estou certa disso.
Depois de pensar muito sobre as origens e sobre quem somos, posso dizer que tenho muito orgulho de ser brasileira e de ter nascido em São Paulo. Apesar de todos os contratempos somos um País lindo, com um povo alegre e que de alguma forma conseguimos transmitir isso ao mundo. Sim, temos problemas mas qual nação não tem? Parabéns a todos nós por conseguir transmitir quem somos de uma maneira tão marcante.

Em breve o novo post sobre Bali – Indonésia! Se segura que lá vem emoção.
#anapelomundo – stop 1 – dois meses na estrada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: